Ensinando matemática com o tangran

Reciclagem do lixo 1

segunda-feira, 27 de abril de 2009

O PATRONO DA ESCOLA

Por que Augusto Ruschi foi escolhido como patrono da Escola?

Se pensou em Augusto Ruschi porque ele teve sua vida voltada para a defesa do meio ambiente e lutou muito para que suas idéias fossem respeitadas, inclusive envolvendo-se com a justiça, sendo ameaçado de ser preso. O nome foi escolhido em uma assembléia de pais, alunos e demais membros da comunidade escolar. Três nomes foram citados, mas Augusto Ruschi foi vencedor.
Nara Bastiane

Nossa escola tem esse nome para homenagem ao defensor da flora e da fauna. Augusto Ruschi foi o único brasileiro que preocupou-se em estabelecer uma harmonia entre os seres vivos para manter nosso meio ambiente saudável. Foi um estudioso das inúmeras espécies de orquídeas.
Terezinha de Fátima Dias

Augusto Ruschi se destacou no cenário nacional pelo seu interesse com as questões ambientais.
Mauro Leonardo da Rosa

Foi escolhido este nome pelo trabalho que nossa escola desenvolve sobre o meio ambiente, ele dedicou sua vida estudando a natureza, foi um grande ambientalista apaixonado pela natureza.
Maria Antonieta Morais

No ano 2000 vim morar em Santa Maria. A Coordenadoria Regional de Educação designou-se para a Escola Augusto Ruschi. Na ocasião, o que mais me chamou atenção foi o verde, e as flores existentes ali. Logo concluí que a filosofia dessa escola estava embasada na conservação e preservação do meio ambiente. Faz-se aqui, um trabalho muito interessante; desenvolve-se atividades que nos levam a primar pela qualidade de vida. Com o passar do tempo, aprendi a conhecer e admirar o patrono da escola, homem que muito fez em prol da natureza. O símbolo da nossa escola é o beija-flor ou pintassilgo como alguns chamam, símbolo este para manter-nos sempre alertas, atentos à conservação, pois o beija-flor simboliza vida que brota da semente gerada em cada flor.
Maria Lourdes Dornelles Motta

Porque Augusto Ruschi foi um herói que defendeu a reserva natural contra a devastação. Ele era um expert em beija-flores e orquídeas. Lutou contra os fazendeiros a ponto de ameaçar quem não parasse com o desmatamento.
Ele morreu em 1986 aos 70 anos em Vitória no Espírito Santo. Nesta época a escola escolheu seu próprio nome (antes era anexo da Escola Padre Caetano) e a escolha recaiu sobre Augusto Ruschi justamente por ser um ambientalista de destaque.
A bandeira da escola trás seu nome, o beija-flor e a orquídea em homenagem a um homem que morreu lutando pelo nosso planeta.
Zelir Ceribola Crespam

A Escola Augusto Ruschi existe como instituição independente desde 1986. Por que este nome? Uma assembléia da comunidade escolar, nesta época, após várias sugestões e discussões, optou por “Augusto Ruschi” como patrono, porque as preocupações ambientais já começavam a inquietar a população e ninguém mais do que Ruschi para representar e ser elo de reflexões sobre um novo mundo possível, com mais sustentabilidade e postura ética.
O naturalista Augusto Ruschi era apaixonado por orquídeas e beija-flores, dedicou sua vida à pesquisa e preservação da natureza, sendo assim, pioneiro nas lutas políticas e sociais envolvendo o meio-ambiente. Como conseqüência desse contexto, nossa Escola também foi pioneira com a preocupação formativa do aluno, tanto nas questões ecológicas como no refazer hábitos e conceitos referentes à construção da cidadania e na busca de um ser pleno: intelectual, moral e social.
Maria Ezolete Pendeza

Nenhum comentário: