Ensinando matemática com o tangran

Reciclagem do lixo 1

domingo, 13 de janeiro de 2008

COMO OS SERES VIVOS SE ALIMENTAM

Os seres que produzem seu próprio alimento são os produtores ou vegetais na cadeia alimentar. E os que se alimentam de outros seres vivos são chamados de consumidores ou animais. Existem três tipos de consumidores:

HERBÍVOROS: animais que se alimentam de vegetais. Como exemplo, temos as lagartas, o cavalo, o boi, a capivara e alguns insetos.

CARNÍVOROS: animais que se alimentam de outros animais.
Esses são os predadores, como a onça, o jacaré, o gato e o gavião

ONÍVOROS: animais que se alimentam tanto de carne como de vegetais. Esse é o caso do ser humano, da galinha, do gambá, do porco.

DECOMPOSITORES: Além dos seres produtores e consumidores, existem os seres decompositores, que são os consumidores especiais de uma cadeia alimentar: os fungos e as bactérias.Esses minúsculos bichinhos alimentam-se dos restos de animais e vegetais que já morreram, fornecendo nutrientes minerais para o solo. Podemos dizer que esse processo é a reciclagem da matéria que ocorre na natureza.

FOTOSSÍNTESE


As plantas são seres vivos especiais porque podem fabricar o seu próprio alimento retirando a energia que vem da luz solar num processo conhecido como fotossíntese.

Nesse processo, as plantas absorvem a energia luminosa do Sol por um pigmento chamado clorofila, presente nas suas folhas. Essa energia transforma a água e o gás carbônico que a planta retira do ambiente em alimento e em oxigênio.
O alimento produzido pela fotossíntese (glicose) faz a planta se desenvolver. Esse processo ocorre com todos os vegetais e, assim, todas as partes que compõem um vegetal se desenvolvem com as substâncias que se formam após o processo da fotossíntese.Isso quer dizer que o capim, a cenoura, as batatas, as frutas, a beterraba, o alface, a couve, o brócolis e tantos outros vegetais ou componentes de vegetais são formados pela fotossíntese.